Leia a Bíblia Todos os Dias
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." João 5.39 "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." 2Tm 3.16,17

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013




TU, PORÉM, PERMANECE NAS ESCRITURAS


Texto:
II Timóteo 3.13 -17

13 - Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreensão, para corrigir, para instruir em justiça;
17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.


Paulo apresenta neste texto um magnífico conselho para Timóteo e imprescindível para nós.
Paulo era um conhecedor da Lei e sabia muito bem sobre a importância das Escrituras para a vida cristã. Paulo era um homem de leitura como é observado nos textos de Atos 26.24: “E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar”; e no texto de II Timóteo 4.13: “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”.

Paulo conhecia a história de Israel e o seu relacionamento com as Escrituras. Sabia que quando o povo seguia os mandamentos de Deus estava seguro, e vivia em paz. Quando o povo desobedecia se tornava cativo e padecia. Isto é pode ser compreendido nos períodos de:
1 – Samuel que governou segundo a lei.
2 – Reio Josias que restaurou o culto a Deus.
3 – Esdras que conclamou ao povo à volta para a lei de Deus.

Sendo sabedor destas circunstâncias passa então a exortar e motivar a Timóteo quanto  ao cuidado com as Escrituras. Mas primeiro ele alerta-o sobre a condição das pessoas que não tem o mesmo objetivo de conhecer a Deus.


CONDIÇÃO DO MUNDO PERDIDO

Antes de Paulo dar as instruções acerca das Escrituras para o jovem Timóteo, ele faz uma lista de pecados, no início do capítulo 3, que descreve a situação dos homens nos últimos tempos. Mostrando que o mundo sem o conhecimento de Deus está reservado ao caos. Além disso, é posto à tona que viriam também mestres e doutores movidos por suas próprias concupiscências; tempos nos quais não suportarão a sã doutrina (II Tm 4.3). E no versículo 13 do capítulo 3, Paulo diz que a situação destes, ou seja, os perversos e maus iriam de mal a pior, enganando e sendo enganados. É nesta sociedade corrupta e cheia de pecados que Timóteo, o jovem pastor, estava convivendo. Contudo isso não reflete somente a época de Timóteo e Paulo. Estamos vivenciando isso muito mais forte nos dias hodiernos.
No entanto assim como Timóteo, nós devemos atentar para o conselho de Paulo na qual exorta:


TÚ, PORÉM, PERMANECE NAS ESCRITURAS.

Permanecer no ensinamento das Escrituras Sagradas é a chave para viver de forma que agrada a Deus. Primeiro Paulo fala do ensino que Timóteo teve em que desde a infância sabe as sagradas letras. Aqui Paulo está falando literalmente, ou seja, das letras hebraicas que era aprendido juntamente com a Lei de Moisés. Ainda mais adiante Paulo fala que as Escrituras podem nos tornar sábio para a salvação. É bom entender que não somos salvos porque cremos na Bíblia, mas sim, por que cremos no que a Bíblia revela. A Bíblia revela que somo totalmente perdidos (Rm 3.23), quando diz que todo mundo pecou e está destituído da glória de Deus; revela também que necessitamos da salvação (Rm 3.9), quando diz que não há nenhum justo; revela ainda que não podemos nos salvar a nós mesmos (Ef. 2. 8,9), ao expressar que a salvação é um dom de Deus e não por nossas obras; e o mais glorioso é quando a Bíblia revela que Cristo é o Salvador enviando pelo eterno amor de Deus (Jo 3.16).
As Escrituras tem o conhecimento necessário que o homem precisa para conhecer a Deus e seu plano de salvação. E Paulo ao trazer isso á memória de Timóteo passa a mostrar para ele alguns motivos seguros para permanecer nas Escrituras.


MOTIVOS PARA PERMANECER NAS ESCRITURAS

Toda a Escritura é inspirada. Este conceito tem desaparecido da pregação atual. Prega-se sobre quase tudo, menos sobre a inspiração das Escrituras. O conceito de inspiração não é conforme o pensamento secular, por exemplo: “Machado de Assis estava inspirado quando escreveu aquele verso”, mas se trata da influência do Espírito Santo sobre a vida dos Escritores, garantindo a fidedignidade da palavra de Deus.

A própria Escrituras no revela sua inspiração:
1 – é movida pelo Espírito Santo. IIPe. 1.20,21.
2 – O próprio Cristo testificou. Jo 17.17.
3 – O próprio Deus atestou. Is. 45.23.


UTILIDADE DAS ESCRITURAS

1 – Útil para o ensino – leva ao conhecimento do que é certo.
2 – Útil para a repreensão – nos censura quando estamos errado.
3 – Útil para a correção – nos corrige mostrando como fazer o que é certo.
4 – Útil para educação na justiça – nos educa em como permanecer no caminho certo.
5 – Ilustração: conforto das Escrituras sobre minha vida em determinada época.
6 – A Igreja atual e o conceito das Escrituras.
·                    A Bíblia se tornou mero adorno;
·                    Muitos só leem a Bíblia no momento da pregação quando o pregador ler o texto da pregação.
·                    A leitura da Bíblia está sendo substituído por qualquer coisa.

7 – Avivamento produzido pelas Escrituras.


Por fim Paulo nos mostra o grande propósito das Escrituras que é tornar o homem preparado para o serviço da obra de Deus.

Para ratificar, Paulo usa dois termos:

1 – Perfeito – neste caso a perfeição aqui não é impecável, mas dá a ideia de “adequado para o uso”, ou “bom estado para uso”. Significa está em condições para o serviço.

2 – Habilitado – que está apto para fazer algo para Deus. Entende-se que está capacitado para o serviço.

Que possamos seguir o conselho de Paulo a Timóteo: “Tu, porém, permanece nas Escrituras”.


Sermão Pregado na 1ª Igreja Batista Sede e na Congregação da 1ª Igreja Batista Dr. Roberto em Santa Maria da Vitória - BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES