Declaração de Chicago Sobre a Inerrância da
Bíblia
A Declaração a seguir discorre sobre a doutrina da inerrância das
Escrituras, esclarecendo-nos sobre o que isso vem a ser e advertindo-nos contra
a sua negação. Estamos convencidos de que negá-la é ignorar o testemunho dado
por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, e rejeitar aquela submissão às
reivindicações da própria palavra de Deus. Diante da enxurrada de desvios
doutrinários que tem invadido a Igreja, é dever de cada crente manter-se
firmemente apegado à Escritura, tendo como certa a sua suficiência e a sua
inerrância.
A Declaração de Chicago Sobre a Inerrância da Bíblia
Prefácio
A autoridade das Escrituras é um tema chave para a igreja cristã,
tanto desta quanto de qualquer outra época. Aqueles que professam fé em Jesus
Cristo como Senhor e Salvador são chamados a demonstrar a realidade de seu
discipulado cristão mediante obediência humilde e fiel à Palavra escrita de
Deus. Afastar-se das Escrituras, tanto em questões de fé quanto em questões de
conduta, é deslealdade para com nosso Mestre. Para que haja uma compreensão
plena e uma confissão correta da autoridade das Sagradas Escrituras é essencial
um reconhecimento da sua total veracidade e confiabilidade.
A Declaração a seguir afirma sob nova forma essa inerrância das
Escrituras, esclarecendo nosso entendimento a respeito dela e advertindo contra
sua negação. Estamos convencidos de que nega-la é ignorar o testemunho dado por
Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, e rejeitar aquela submissão às
reivindicações da própria palavra de Deus, submissão esta que caracteriza a
verdadeira fé cristã. Entendemos que é nosso dever nesta hora fazer esta
afirmação diante dos atuais desvios da verdade da inerrância entre nossos
irmãos em Cristo e diante do entendimento errôneo que esta doutrina tem tido no
mundo em geral.
Esta Declaração consiste de três partes: uma Declaração Resumida,
Artigos de Afirmação e Negação, e uma Explanação. Preparou-se a Declaração
durante uma consulta de três dias de duração, realizada em Chicago, nos Estados
Unidos. Aqueles que subscreveram a Declaração Resumida e os Artigos desejam
expressar suas próprias convicções quanto à inerrância das Escrituras e
estimular e desafiar uns aos outros e a todos os cristãos a uma compreensão e
entendimento cada vez maiores desta doutrina. Reconhecemos as limitações de um
documento preparado numa conferência rápida e intensiva e não propomos que esta
Declaração receba o valor de um credo. Regozijamo-nos, no entanto, com o
aprofundamento de nossas próprias convicções através dos debates que tivemos
juntos, e oramos para que esta Declaração que assinamos seja usada para a
glória de Deus com vistas a uma nova reforma na Igreja no que tange a sua fé,
vida e missão.
Apresentamos esta Declaração não num espírito de contenda, mas de
humildade e amor, o que, com a graça de Deus, pretendemos manter em qualquer
diálogo que, no futuro, surja daquilo que dissemos. Reconhecemos (...) que
muitos que negam a inerrância das Escrituras não apresentam em suas crenças e
comportamento as conseqüências dessa negação, e estamos conscientes de que nós,
que confessamos essa doutrina, freqüentemente a negamos em nossa vida, por
deixarmos de trazer nossos pensamentos e orações, tradições e costumes, em
verdadeira sujeição à Palavra divina.
Qualquer pessoa que veja razões, à luz das Escrituras, para fazer
emendas às afirmações desta Declaração sobre as próprias Escrituras (sob cuja
autoridade infalível estamos, enquanto falamos), é convidada a fazê-lo. Não
reivindicamos qualquer infalibilidade pessoal para o testemunho que damos, e
seremos gratos por qualquer ajuda que nos possibilite fortalecer este
testemunho acerca da Palavra de Deus.
A COMISSÃO DE REDAÇÃO
Uma Breve Declaração
Deus, sendo Ele Próprio a Verdade e falando somente a verdade,
inspirou as Sagradas Escrituras a fim de, desse modo, revelar-Se à humanidade
perdida, através de Jesus Cristo, como Criador e Senhor, Redentor e Juiz. As
Escrituras Sagradas são o testemunho de Deus sobre Si mesmo.
As Escrituras Sagradas, sendo apropria Palavra de Deus, escritas
por homens preparados e supervisionados por Seu Espírito, possuem autoridade
divina infalível em todos os assuntos que abordam: devem ser cridas, como
instrução divina, em tudo o que afirmam; obedecidas, como mandamento divino, em
tudo o que determinam; aceitas, como penhor divino, em tudo que prometem.
O Espírito Santo, seu divino Autor, ao mesmo tempo no-las confirma
através de Seu testemunho interior e abre nossas mentes para compreender seu
significado.
Tendo sido na sua totalidade e verbalmente dadas por Deus, as
Escrituras não possuem erro ou falha em tudo o que ensinam, quer naquilo que
afirmam a respeito dos atos de Deus na criação e dos acontecimentos da história
mundial, quer na sua própria origem literária sob a direção de Deus, quer no
testemunho que dão sobre a graça salvadora de Deus na vida das pessoas.
A autoridade das Escrituras fica inevitavelmente prejudicada, caso
essa inerrância divina absoluta seja de alguma forma limitada ou
desconsiderada, ou caso dependa de um ponto de vista acerca da verdade que seja
contrário ao próprio ponto de vista da Bíblia; e tais desvios provocam sérias
perdas tanto para o indivíduo quanto para a Igreja.
Artigos de Afirmação e Negação
Artigo I.
Afirmamos que as Sagradas Escrituras devem ser recebidas como a
Palavra oficial de Deus.
Negamos que a autoridade das Escrituras provenha da Igreja, da
tradição ou de qualquer outra fonte humana.
Artigo II.
Afirmamos que as Sagradas Escrituras são a suprema norma escrita,
pela qual Deus compele a consciência, e que a autoridade da Igreja está
subordinada à das Escrituras.
Negamos que os credos, concílios ou declarações doutrinárias da
Igreja tenham uma autoridade igual ou maior do que a autoridade da Bíblia.
Artigo III.
Afirmamos que a Palavra escrita é, em sua totalidade, revelação
dada por Deus.
Negamos que a Bíblia seja um mero testemunho a respeito da
revelação, ou que somente se torne revelação mediante encontro, ou que dependa
das reações dos homens para ter validade.
Artigo IV
Afirmamos que Deus, que fez a humanidade à Sua imagem, utilizou a
linguagem como um meio de revelação.
Negamos que a linguagem humana seja limitada pela condição de
sermos criaturas, a tal ponto que se apresente imprópria como veículo de
revelação divina. Negamos ainda mais que a corrupção, através do pecado, da
cultura e linguagem humanas tenha impedido a obra divina de inspiração.
Artigo V
Afirmamos que a revelação de Deus dentro das Sagradas Escrituras
foi progressiva.
Negamos que revelações posteriores, que podem completar revelações
mais antigas, tenham alguma vez corrigido ou contrariado tais revelações.
Negamos ainda mais que qualquer revelação normativa tenha sido dada desde o
término dos escritos do Novo Testamento.
Artigo VI
Afirmamos que a totalidade das Escrituras e todas as suas partes,
chegando às próprias palavras do original, foram por inspiração divina.
Negamos que se possa corretamente falar de inspiração das
Escrituras, alcançando-se o todo mas não as partes, ou algumas partes mas não o
todo.
Artigo VII
Afirmamos que a inspiração foi a obra em que Deus, por Seu
Espírito, através de escritores humanos, nos deus Sua palavra. A origem das
Escrituras é divina. O modo como se deu a inspiração permanece em grande parte
um mistério para nós.
Negamos que se possa reduzir a inspiração à capacidade intuitiva
do homem, ou a qualquer tipo de níveis superiores de consciência.
Artigo VIII
Afirmamos que Deus, em Sua obra de inspiração, empregou as
diferentes personalidades e estilos literários dos escritores que Ele escolheu
e preparou.
Negamos que Deus, ao fazer esses escritores usarem as próprias
palavras que Ele escolheu, tenha passado por cima de suas personalidades.
Artigo IX
Afirmamos que a inspiração, embora não outorgando onisciência,
garantiu uma expressão verdadeira e fidedigna em todas as questões sobre as
quais os autores bíblicos foram levados a falar e a escrever.
Negamos que a finitude ou a condição caída desses escritores
tenha, direta ou indiretamente, introduzido distorção ou falsidade na Palavra
de Deus.
Artigo X
Afirmamos que, estritamente falando, a inspiração diz respeito
somente ao texto autográfico das Escrituras, o qual, pela providência de Deus,
pode-se determinar com grande exatidão a partir de manuscritos disponíveis.
Afirmamos ainda mais que as cópias e traduções das Escrituras são a Palavra de
Deus na medida em que fielmente representam o original.
Negamos que qualquer aspecto essencial da fé cristã seja afetado
pela falta dos autógrafos. Negamos ainda mais que essa falta torne inválida ou
irrelevante a afirmação da inerrância da Bíblia.
Artigo XI
Afirmamos que as Escrituras, tendo sido dadas por inspiração
divina, são infalíveis, de modo que, longe de nos desorientar, são verdadeiras
e confiáveis em todas as questões de que tratam.
Negamos que seja possível a Bíblia ser, ao mesmo tempo infalível e
errônea em suas afirmações. Infalibilidade e inerrância podem ser distinguidas,
mas não separadas.
Artigo XII
Afirmamos que, em sua totalidade, as Escrituras são inerrantes,
estando isentas de toda falsidade, fraude ou engano.
Negamos que a infalibilidade e a inerrância da Bíblia estejam
limitadas a assuntos espirituais, religiosos ou redentores, não alcançando
informações de natureza histórica e científica. Negamos ainda mais que
hipóteses científicas acerca da história da terra possam ser corretamente
empregadas para desmentir o ensino das Escrituras a respeito da criação e do
dilúvio.
Artigo XIII
Afirmamos a propriedade do uso de inerrância como um termo
teológico referente à total veracidade das Escrituras.
Negamos que seja correto avaliar as Escrituras de acordo com
padrões de verdade e erro estranhos ao uso ou propósito da Bíblia. Negamos
ainda mais que a inerrância seja contestada por fenômenos bíblicos, tais como
uma falta de precisão técnica contemporânea, irregularidades de gramática ou
ortografia, descrições da natureza feitas com base em observação, referência a
falsidades, uso de hipérbole e números arredondados, disposição tópica do material,
diferentes seleções de material em relatos paralelos ou uso de citações livres.
Artigo XIV
Afirmamos a unidade e a coerência interna das Escrituras.
Negamos que alegados erros e discrepâncias que ainda não tenham
sido solucionados invalidem as declarações da Bíblia quanto à verdade.
Artigo XV
Afirmamos que a doutrina da inerrância está alicerçada no ensino
da Bíblia acerca da inspiração.
Negamos que o ensino de Jesus acerca das Escrituras possa ser
desconhecido sob o argumento de adaptação ou de qualquer limitação natural
decorrente de Sua humanidade.
Artigo XVI
Afirmamos que a doutrina da inerrância tem sido parte integrante
da fé da Igreja ao longo de sua história.
Negamos que a inerrância seja uma doutrina inventada pelo
protestantismo escolástico ou que seja uma posição defendida como reação contra
a alta crítica negativa.
Artigo XVII
Afirmamos que o Espírito Santo dá testemunho acerca das Escrituras,
assegurando aos crentes a veracidade da Palavra de Deus escrita.
Negamos que esse testemunho do Espírito Santo opere isoladamente
das Escrituras ou em oposição a elas.
Artigo XVIII
Afirmamos que o texto das Escrituras deve ser interpretado
mediante exegese histórico-gramatical, levando em conta suas formas e recursos
literários, e que as Escrituras devem interpretar as Escrituras.
Negamos a legitimidade de qualquer abordagem do texto ou de busca
de fontes por trás do texto que conduzam a um revigoramento, desistorização ou
minimização de seu ensino, ou a uma rejeição de suas afirmações quanto à
autoria.
Artigo XIX
Afirmamos que uma confissão da autoridade, infalibilidade e
inerrância plenas das Escrituras é vital para uma correta compreensão da
totalidade da fé cristã. Afirmamos ainda mais que tal confissão deve conduzir a
uma conformidade cada vez maior à imagem de Cristo.
Negamos que tal confissão seja necessária para a salvação. Contudo,
negamos ainda mais que se possa rejeitar a inerrância sem graves conseqüências,
quer para o indivíduo quer para a Igreja.
Explanação
Nossa compreensão da doutrina da inerrância deve dar-se no
contexto mais amplo dos ensinos das Escrituras sobre si mesma. Esta explanação
apresenta uma descrição do esboço da doutrina, na qual se baseiam nossa breve
declaração e os artigos.
Criação, Revelação e Inspiração
O Deus Triúno, que formou todas as coisas por Sues proferimentos
criadores e que a tudo governa pela Palavra de Sua vontade, criou a humanidade
à Sua própria imagem para uma vida de comunhão consigo mesmo, tendo por modelo
a eterna comunhão da comunicação dentro da Divindade. Como portador da imagem
de Deus, o homem deve ouvir a Palavra de Deus dirigida a ele e reagir com a
alegria de uma obediência em adoração. Além da auto-revelação de Deus na ordem
criada e na seqüência de acontecimentos dentro dessa ordem, desde Adão os seres
humanos têm recebido mensagens verbais dEle, quer diretamente, conforme declarado
nas Escrituras, quer indiretamente na forma de parte ou totalidade das próprias
Escrituras.
Quando Adão caiu, o Criador não abandonou a humanidade ao juízo
final, mas prometeu salvação e começou a revelar-Se como Redentor numa
seqüência de acontecimentos históricos centralizados na família de Abraão e que
culminam com a vida, morte, ressurreição, atual ministério celestial e a
prometida volta de Jesus Cristo. Dentro desse arcabouço, de tempos em tempos
Deus tem proferido palavras específicas de juízo e misericórdia, promessa e
mandamento, a seres humanos pecaminosos, de modo a conduzi-los a um
relacionamento, uma aliança, de compromisso mútuo entre as duas partes,
mediante o qual Ele os abençoa com dons da graça, e eles O bendizem numa reação
de adoração. Moisés, que Deus usou como mediador para transmitir Suas palavras
a Seu povo à época do êxodo, está no início de uma longa linhagem de profetas
em cujas bocas e escritos Deus colocou Suas palavras para serem entregues a
Israel. O propósito de Deus nesta sucessão de mensagens era manter Sua aliança
ao fazer com que Seu povo conhecesse Seu Nome, isto é, Sua natureza, e tantos
preceitos quanto os propósitos de Sua vontade, quer para o presente, que para o
futuro. Essa linhagem de porta-vozes proféticos da parte de Deus culminou em
Jesus Cristo, a Palavra encarnada de Deus, sendo Ele um profeta (mais do que um
profeta, mas não menos do que isso), e nos apóstolos e profetas da primeira
geração de cristãos. Quando a mensagem final e culminante de Deus, Sua palavra
ao mundo a respeito de Jesus Cristo, foi proferida e esclarecida por aqueles
que pertenciam ao círculo apostólico, cessou a seqüência de mensagens
reveladas. Daí por diante, a Igreja devia viver e conhecer a Deus através
daquilo que Ele já havia dito, e dito para todas as épocas.
No Sinai, Deus escreveu os termos de Sua aliança em tábuas de
pedra, como Seu testemunho duradouro e para ser permanentemente acessível, e ao
longo do período de revelação profética e apostólica levantou homens para
escreverem as mensagens dadas a eles e através deles, junto com os registros
que celebravam Seu envolvimento com Seu povo, além de reflexões éticas sobre a
vida em aliança e de formas de louvor e oração em que se pede a misericórdia da
aliança. A realidade teológica da inspiração na elaboração de documentos
bíblicos corresponde à das profecias faladas: embora as personalidades dos
escritores humanos se manifestassem naquilo que escreveram, as palavras foram
divinamente dadas. Assim, aquilo que as Escrituras dizem, Deus diz; a
autoridade das Escrituras é a autoridade de Deus, pois Ele é seu derradeiro
Autor, tendo entregue as Escrituras através das mentes e palavras dos homens
escolhidos e preparados, os quais, livre e fielmente, "falaram da parte de
Deus movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21). Deve-se reconhecer as
Escrituras Sagradas como a Palavra de Deus em virtude de sua origem divina.
Autoridade: Cristo e a Bíblia
Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é a Palavra (Verbo) feita
carne, nosso Profeta, Sacerdote e Rei, é o Mediador último da comunicação de
Deus ao homem, como também o é de todos os dons da graça de Deus. A revelação
dada por Ele foi mais do que verbal; Ele também revelou o Pai mediante Sua
presença e Seus atos. Suas palavras, no entanto, foram de importância crucial,
pois Ele era Deus, Ele falou da parte do Pai, e Suas palavras julgarão ao todos
os homens no último dia.
Na qualidade de Messias prometido, Jesus Cristo é o tema central
das Escrituras. O Antigo Testamento olhava para Ele no futuro; o Novo
Testamento olha para trás, ao vê-lo em Sua primeira vinda, e para frente em Sua
segunda vinda. As Escrituras canônicas são o testemunho divinamente inspirado
e, portanto, normativo, a respeito de Cristo. Deste modo, não é aceitável
alguma hermenêutica em que Cristo não seja o ponto central. Deve-se tratar as
Escrituras Sagradas como aquilo que são em essência: o testemunho do Pai a
respeito do Filho encarnado.
Parece que o cânon do Antigo Testamento já estava estabelecido à
época de Jesus. Semelhantemente, o cânon do Novo Testamento está encerrado na
medida em que nenhuma nova testemunha apostólica do Cristo histórico pode
nascer agora. Nenhuma nova revelação (distinta da compreensão que o Espírito dá
acerca da revelação existente) será dada até que Cristo volte. O cânon foi
criado no princípio por inspiração divina. A parte da Igreja foi discernir o
cânon que Deus havia criado, não elaborar o seu próprio cânon. Os critérios
relevantes foram e são: autoria (ou Sua confirmação), conteúdo e o testemunho
confirmador do Espírito Santo.
A palavra cânon, que significa regra ou padrão, é um indicador de
autoridade, o que significa o direito de governar e controlar. No cristianismo
a autoridade pertence a Deus em Sua revelação, o que significa, de um lado,
Jesus Cristo, a Palavra viva, e, de outro, as Sagradas Escrituras, a Palavra
escrita. Mas a autoridade de Cristo e das Escrituras são uma só. Como nosso
Profeta, Cristo deu testemunho de que as Escrituras não podem falhar. Como
nosso Sacerdote e Rei, Ele dedicou Sua vida terrena a cumprir a lei e os
profetas, até ao ponto de morrer em obediência às palavras da profecia
messiânica. Desta forma, assim como Ele via as Escrituras testemunhando dEle e
de Sua autoridade, de igual modo, por Sua própria submissão às Escrituras, Ele
testemunhou da autoridade delas. Assim como Ele se curvou diante da instrução
de Seu Pai dada em Sua Bíblia (nosso Antigo Testamento), de igual maneira Ele
requer que Seus discípulos assim o façam, todavia não isoladamente, mas em
conjunto com o testemunho apostólico acerca dEle, testemunho que ele passou a
inspirar mediante a Sua dádiva do Espírito Santo. Desta maneira, os cristãos
revelam-se servos fiéis de seu Senhor, por se curvarem diante da instrução
divina dada nos escritos proféticos e apostólicos que, juntos, constituem nossa
Bíblia.
Ao confirmarem a autoridade um do outro, Cristo e as Escrituras
fundem-se numa única fonte de autoridade. O Cristo biblicamente interpretado e
a Bíblia centralizada em Cristo e que O proclama são, desse ponto de vista, uma
só coisa. Assim como a partir do fato da inspiração inferimos que aquilo que as
Escrituras dizem, Deus diz, assim também a partir do relacionamento revelado
entre Jesus Cristo e as Escrituras podemos igualmente declarar que aquilo que
as Escrituras dizem, Cristo diz.
Infalibilidade, Inerrância, Interpretação
As Escrituras Sagradas, na qualidade de Palavra inspirada de Deus que
dá testemunho oficial acerca de Jesus Cristo, podem ser adequadamente chamadas
de infalíveis e inerrantes. Estes termos negativos possuem especial valor, pois
salvaguardam explicitamente verdades positivas.
Infalível significa a qualidade de não desorientar nem ser
desorientado e, dessa forma, salvaguarda em termos categóricos a verdade de que
as Santas Escrituras são uma regra e um guia certos, seguros e confiáveis em
todas as questões.
Semelhantemente, inerrante significa a qualidade de estar livre de
toda falsidade ou engano e, dessa forma, salvaguarda a verdade de que as Santas
Escrituras são totalmente verídicas e fidedignas em todas as suas afirmações.
Afirmamos que as Escrituras canônicas sempre devem ser
interpretadas com base no fato de que são infalíveis e inerrantes. No entanto,
ao determinar o que o escritor ensinado por Deus está afirmando em cada
passagem, temos de dedicar a mais cuidadosa atenção às afirmações e ao caráter
do texto como sendo uma produção humana. Na inspiração Deus utilizou a cultura
e os costumes do ambiente de seus escritores, um ambiente que Deus controla em
Sua soberana providência; é interpretação errônea imaginar algo diferente.
Assim, deve-se tratar história como história, poesia como poesia,
e hipérbole e metáfora como hipérbole e metáfora, generalização e aproximações
como aquilo que são, e assim por diante. Também se deve observar diferenças de
práticas literárias entre os períodos bíblicos e o nosso: visto que, por
exemplo, naqueles dias, narrativas são cronológicas e citações imprecisas eram
habituais e aceitáveis e não violavam quaisquer expectativas, não devemos
considerar tais coisas como falhas, quando as encontramos nos autores bíblicos.
Quando não se esperava nem se buscava algum tipo específico de precisão absoluta,
não constitui erro o fato de ela existir. As Escrituras são inerrantes não no
sentido de serem totalmente precisas de acordo com os padrões atuais, mas no
sentido de que validam suas afirmações e atingem a medida de verdade que seus
autores buscaram alcançar.
A veracidade das Escrituras não é negada pela aparição, no texto,
de irregularidades gramaticais ou ortográficas, de descrições fenomenológicas
da natureza, de relatos de afirmações falsas (por exemplo, as mentiras de
Satanás), ou as aparentes discrepâncias entre uma passagem e outra. Não é certo
jogar os chamados fenômenos das Escrituras contra o ensino da Escritura sobre
si mesma. Não se devem ignorar aparentes incoerências. A solução delas, onde
se possa convincentemente alcança-las, estimulará nossa fé, e, onde no momento
não houver uma solução convincente disponível, significativamente daremos honra
a Deus, por confiar em Sua garantia de que Sua Palavra é verdadeira, apesar das
aparências em contrário, e por manter a confiança de que um dia se verá que
elas eram enganos.
Na medida em que toda a Escritura é o produto de uma só mente
divina, a interpretação tem de permanecer dentro dos limites da analogia das
Escrituras e abster-se de hipóteses que visam corrigir uma passagem bíblica por
meio de outra, seja em nome da revelação progressiva ou do entendimento
imperfeito por parte do escritor inspirado.
Embora as Sagradas Escrituras em lugar algum estejam limitadas
pela cultura, no sentido de que seus ensinos carecem de validade universal,
algumas vezes estão culturalmente condicionadas pelos hábitos e pelas idéias
aceitas de um período em particular, de modo que a aplicação de seus
princípios, hoje em dia, requer um tipo diferente de ação (por exemplo, na
questão do corte de cabelo e do penteado das mulheres, cf. 1 Co 11).
Ceticismo e Crítica
Desde a Renascença, e mais especificamente desde o Iluminismo,
têm-se desenvolvido filosofias que envolvem o ceticismo diante das crenças
cristãs básicas. É o caso do agnosticismo, que nega que Deus seja cognoscível;
do racionalismo, que nega que Ele seja incompreensível; do idealismo, que nega
que Ele seja transcendente; e do existencialismo, que nega a racionalidade de
Seus relacionamentos conosco. Quanto esses princípios não bíblicos e
antibíblicos infiltram-se nas teologias do homem a nível das pressuposições,
como freqüentemente acontecem hoje em dia, a fiel interpretação das Sagradas
Escrituras torna-se impossível.
Transmissão e Tradução
Uma vez que em nenhum lugar Deus prometeu uma transmissão inerrante
da Escritura, é necessário afirmar que somente o texto autográfico dos
documentos originais foi inspirado e manter a necessidade da crítica textual
como meio de detectar quaisquer desvios que possam ter se infiltrado no texto
durante o processo de sua transmissão. O veredicto dessa ciência é, entretanto,
que os textos hebraicos e grego parecem estar surpreendentemente bem
preservados, de modo que tempos amplo apoio para afirmar, junto com a Confissão
de Westminster, uma providência especial de Deus nessa questão e em declarar
que de modo algum a autoridade das Escrituras corre perigo devido ao fato de
que as cópias que possuímos não estão totalmente livres de erros.
Semelhantemente, tradução alguma é perfeita, nem pode sê-;p, e
todas as traduções são um passo adicional de distanciamento dos autographa.
Porém, o veredicto da lingüística é que pelo menos os cristãos de língua
inglesa estão muitíssimo bem servidos na atualidade com uma infinidade de
traduções excelentes e não têm motivo para hesitar em concluir que a Palavra
verdadeira de Deus está ao seu alcance. Aliás, em vista da freqüente repetição,
nas Escrituras, dos principais assuntos de que elas tratam e também em vista do
constante testemunho do Espírito Santo a respeito da Palavra e através dela, nenhuma
tradução séria das Santas Escrituras chegará a de tal forma destruir seu
sentido, a ponto de tornar inviável que elas façam o seu leitor "sábio
para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Tm 3.15).
Inerrância e Autoridade
Ao confiarmos que a autoridade das Escrituras envolve a verdade
total da Bíblia, estamos conscientemente nos posicionando ao lado de Cristo e
de Seus apóstolos, aliás, ao lado da Bíblia inteira e da principal vertente da
história da igreja, desde os primeiros dias até bem recentemente. Estamos
preocupados com a maneira casual, inadvertida e aparentemente impensada como
uma crença de importância e alcance tão vastos foi por tantas pessoas
abandonada em nossos dias.
Também estamos cônscios de que uma grande e grave confusão é
resultado de parar de afirmar a total veracidade da Bíblia, cuja autoridade as
pessoas professam conhecer. O resultado de dar esse passo é que a Bíblia que
Deus entregou perde sua autoridade e, no lugar disso, o que tem autoridade é
uma Bíblia com o conteúdo reduzido de acordo com as exigências do raciocínio
crítico das pessoas, sendo que, a partir do momento em que a pessoa deu início
a essa redução, esse conteúdo pode em princípio ser reduzido mais e mais. Isto
significa que, no fundo, a razão independente possui atualmente a autoridade,
em oposição ao ensino das Escrituras. Se isso não é visto e se, por enquanto,
ainda são sustentadas as doutrinas evangélicas fundamentais, as pessoas que
negam a total veracidade das Escrituras podem reivindicar uma identidade com os
evangélicos, ao mesmo tempo em que, metodologicamente, se afastaram da posição
evangélica acerca do conhecimento para um subjetivismo instável, e não acharão
difícil ir ainda mais longe.
Afirmamos que aquilo que as Escrituras dizem, Deus diz. Que Ele seja
glorificado. Amém e amém.
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